Portal da Cidade Porto Velho

CULTURA

Desfile do Pirarucu resgata o carnaval tradicional com marchinhas e frevos

Bloco voltou às ruas neste domingo (12), em Porto Velho

Publicado em 13/02/2023 às 11:34
Atualizado em

(Foto: Divulgação/PMPV)

Domingo (12) foi mais um dia festivo em Porto Velho com a programação de carnaval em andamento no município. Após dois anos sem a celebração do período, as ruas do Centro da cidade ganharam os foliões que acompanharam o desfile do bloco Pirarucu do Madeira. Neste carnaval, o bloco completou 30 anos de existência e ainda recebeu o reconhecimento do poder público tornando-se Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município através da Lei nº 3.011, de 8 de fevereiro de 2023, sancionada pelo prefeito Hildon Chaves.

Uma breve solenidade na avenida Pinheiro Machado, próximo à praça Aluízio Ferreira, marcou a abertura do desfile e a entrega da placa de reconhecimento. Estiveram presentes, várias autoridades, representantes do bloco e a Corte do Rei Momo. 

O bloco já é bastante popular em Porto Velho e famoso pelos bonecos gigantes e pela figura do pirarucu. Inspirado no bloco Bacalhau do Batata, de Olinda (PE), o nome de batismo do bloco homenageia o maior peixe de água doce do Brasil.

Com um desfile sem cordas em um breve circuito que encerrou na Praça das Três Caixas D'Água, o Pirarucu do Madeira cumpriu o objetivo de resgatar o carnaval tradicional com marchinhas e frevos próprios, uma folia bem democrática. Tinha foliões de todas as idades, em grupos de amigos ou em família.

Fonte:

Deixe seu comentário