Portal da Cidade Porto Velho

VOTE

Pianistas rondonienses pedem apoio do público para final do concurso nacional

Quatro pianistas de Porto Velho estão na final e precisam do seu voto!

Publicado em 06/08/2020 às 23:51
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Os pianistas Mauro Araújo, Desirée Duwe, Andréa Figueiredo e Ane Santos representam Rondônia na final do concurso de piano “Melhor Sem Palavras”. Os músicos de Porto Velho estão na decisão junto com mais outros cinco pianistas de outros Estados da região norte. O prazo para votação encerra neste sábado (08). Para escolher o pianista favorito basta acessar o link AQUI

O concurso é uma iniciativa da pianista e compositora Monique Aragão e tem como finalidade o incentivo da atividade musical pianística e a formação de plateias em todo país. Essa é a segunda edição do concurso que reúne, exclusivamente, pianistas residentes do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins, Roraima e Rondônia.

O concurso que teve início em julho obteve a adesão de dezenas de pianistas, todos eles passaram por uma fase preliminar de avaliação até chegar a final. Na preliminar foram realizadas votações por uma banca examinadora composta por dois pianistas expressivos no cenário nacional e desta avaliação saiu o nome dos nove candidatos finalistas. O vencedor é escolhido por votação popular e o público pode acompanhar os trabalhos de cada músico acessando a página de votação.

Para votar basta preencher o formulário com o nome completo e o e-mail, em seguida o público tem acesso a uma lista com o nome dos finalistas, podendo escolher somente um único candidato e confirmar o voto. O sistema permite apenas um único voto por e-mail.

Conheça o perfil dos rondonienses finalistas no concurso

Ane Santos

Ane Santos é natural de Porto Velho, iniciou seus estudos de piano ainda criança aos sete anos e aos 15 já dava aulas para crianças. Quando completou 18 anos se formou em Piano Clássico pela Escola de Música Sol Maior. Participou de diversos recitais e aos 22 anos concluiu o curso de Direito - o que a fez dividir sua paixão pela música e o ensino com a advocacia.

Apesar de ser jovem, Ane já exerce a docência há 12 anos e em 2019 foi aprovada em 1º lugar no concurso da Prefeitura de Porto Velho para professora de piano. A musicista está aguardando ser chamada e atualmente é professora de piano na Escola de Música Sol Maior.

Desirée Duwe

Desirée Duwe é natural do Paraná, mas iniciou seus estudos de piano em Porto Velho, com apenas cinco anos, orientada pela professora Tereza Cristina Neivock. Aos 10 anos, continuou seus estudos com a professora Silvia Freire de Carvalho, na Escola de Música Sol Maior, onde concluiu o Curso Técnico de Piano quando completou 15 anos.

Desirée participou de diversos concursos de música no país, obtendo premiações, dentre elas o de Melhor Intérprete de Música Amazonense no “1° Concurso de Piano do Núcleo Artístico do Amazonas – NUAM”, em Manaus, Amazonas e o 1° lugar e Prêmio Estímulo da Cidade de Porto Velho, no “Concurso de Piano Carlos Gomes”, realizado em Porto Velho, RO. Além de pianista é empresária da Contabilidade, sócia da D.Duwe Contabilidade em Porto Velho.

No campo musical é pianista integrante, desde 2018, do grupo musical Teclas & Cordas, juntamente com o violinista Celso Schumacher, o violista Eller Cardoso, o violoncelista Anderson André e o flautista Maurício Rodrigues. Participa frequentemente de recitais de música na capital.

Andréa Figueiredo

Pianista há 31 anos, Andréa venceu diversos concursos pianísticos pelo país, com destaque os concursos: Latino – Americano Rosa Mística - seu primeiro concurso de piano - alcançando o 1º lugar. Ela também foi campeã no concurso Jovens Solistas do Brasil, realizado em São Paulo, no quesito Música de Câmara.

Bacharelou-se em Piano pela Universidade Estadual Paulista – UNESP e especializou-se em Educação Musical pelo Instituto Federal do Amazonas.

Andréa é educadora musical há 18 anos e docente em piano desde 2011 no Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar Jorge Andrade. A musicista possui seu próprio empreendimento desde 2017, denominado Ateliê Piano & Música. Ela integra também a Academia Rondoniense de Letras.

Mauro Araújo

Mauro Araújo é natural de Porto Velho, iniciou seus estudos musicais aos 12 anos de idade. É músico, pianista popular, tecladista, contrabaixista, arranjador e compositor. Participou de alguns projetos no âmbito nacional e a maioria deles pelo Serviço Social do Comércio (SESC). O músico também representou Rondônia no Femucic em 2012 com o Grupo Madeira.

Em 2013, lançou seu primeiro disco autoral intitulado “Pássaro” e atualmente trabalha no projeto do seu segundo disco instrumental intitulado “Voo Livre”. Concluiu o curso de bacharelado em Música com habilitação em Piano pela Faculdade Metropolitana de Porto Velho. Durante o curso escreveu seu primeiro livro de composições instrumentais.

Mauro já se apresentou na Argentina (2016) e no Chile (2018). Atualmente desenvolve trabalhos voltados para gravação Home Studio, oferece aulas particulares e também desenvolve atividades instrumentais gratuitas para a comunidade em geral.


Fonte:

Deixe seu comentário