Portal da Cidade Porto Velho

Lei Aldir Blanc

Inscrições que contemplam projetos artísticos e culturais iniciam neste sábado

Aproximadamente R$18 milhões aquecerão a economia rondoniense em função dos editais

Publicado em 23/10/2020 às 20:21

(Foto: Leandro Morais / Secom-RO)

O Governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) detalhou esta semana os nove editais da Lei Emergencial Aldir Blanc que irão fomentar a cultura no Estado.

Mais de mil iniciativas concorrem. “Será um marco para a história de Rondônia realizar todas essas ações culturais num momento tão difícil para a classe artística”, disse o superintendente Jobsob Bandeira. 

Os editais da Sejucel estão aqui. 

Aproximadamente R$18 milhões aquecerão a economia rondoniense em função desses editais. Para a coordenadora de Cultura Carmélia Cardoso, os anseios da classe artística estão sendo atendidos em um período delicado para Rondônia, o País e o Mundo. 

“Os editais contemplam projetos artísticos e culturais, oferecidos de forma virtual”, ela assinala. Atende-se, dessa forma, a aplicação do inciso III da Lei Aldir Blanc, que prevê a aplicação da verba federal no Estado por meio de editais de premiações e editais de chamadas públicas destinadas a projetos independentes de artistas e grupos artísticos atuantes em Rondônia. 

O Diário Oficial do Estado publicou os editais no dia 21 de outubro. A 1ª edição Mary Cyanne do Edital de Chamamento Público de Fomento à Cultura e à Produção Artístico-Cultural para Transmissões ao Vivo Gravadas homenageia essa produtora cultural considerada “Imperatriz da cultura porto-velhense”. 

Ela é muito conhecida por seu trabalho com quadrilhas, boi-bumbá e carnaval, e foi representante titular da Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) da Capital e 2ª secretária do Conselho Municipal de Cultura de Porto Velho. 

Dedicou grande parte de sua vida à cultura popular, trabalhando com o arraial Flor do Maracujá, desfile das escolas de samba, e diversos segmentos culturais em Porto Velho.

Fonte:

Deixe seu comentário