Portal da Cidade Porto Velho

CULTURA

Musicalização infantil: o poder da música para o desenvolvimento das crianças

Sílvia Freire explica a diferença entre musicalização e recreação musical; veja benefícios e metodologia

Publicado em 20/02/2021 às 22:42
Atualizado em

(Foto: Arquivo / Escola de Música Sol Maior)

A música pode ser muito mais que uma ferramenta de diversão e bem-estar. Usada de forma adequada pode enriquecer o desenvolvimento humano, e com as crianças não é deferente. O uso da musicalização na educação infantil colabora também para a ampliação de outras áreas necessárias para a formação plena do indivíduo. 

De acordo com a diretora da Escola de Música Sol Maior de Porto Velho, Sílvia Freire de Carvalho, que também é professora de piano, pedagoga e psicopedagoga “ainda na barriga da mãe, o feto começa a apreciar música. Já a partir da 21ª semana, ele começa a identificar primeiro alguns sons do corpo da mãe e até sons externos de certa intensidade. O som da voz humana se sobressai de todo o ruído de fundo que chega ao feto. É neste momento que a memória começa a se estabelecer estimulando o reconhecimento de sons familiares ao bebê”, salienta a diretora.

A linguagem musical tem sido apontada como uma das áreas de conhecimento mais importantes a serem trabalhadas na educação infantil, ao lado linguagem oral e escrita, do movimento, das artes visuais, da matemática e das ciências humanas e naturais. Nesse sentido, não é exagero afirmar que os efeitos da música sobre os sentimentos humanos estão, cada vez mais, migrando da sabedoria popular para reconhecimento cientifico.

Após os oito meses de idade, os pais podem oferecer à criança chocalhos, sinos e brinquedos que estimulem a execução com as mãos ou com o sopro. É nesta fase que ela começa e prestar atenção nos diferentes sons e como executá-los. Quanto mais contatos a criança tem com o universo musical, mais rápida e natural será sua identificação com a música.

Estudos apontam que a música também traz efeitos muito significativos no campo da maturação social da criança. É por meio do repertório musical que nos inserimos como membros de determinado grupo social. Além disso, a música também é importante do ponto de vista da maturação individual, isto é, do aprendizado das regras sociais por parte da criança.

Pesquisas mostram que quando uma criança brinca de roda, por exemplo, ela tem a oportunidade de vivenciar, de forma lúdica, situações de perda, de escolha, de decepção e de dúvidas. Assim, os estudos e as informações trazem reflexões acerca do trabalho pedagógico com este recurso.

Nesse sentido, a Escola de Música Sol Maior, oferece cursos de musicalização direcionados a crianças de duas faixas etárias. O musicalização Kids atende crianças de 03 a 05 anos de idade e o musicalização Infantil é para crianças a partir dos 06 anos de idade.

Mas o que seria musicalização?

O termo pode ser desconhecido de muitos. Silvia Freire explica que “musicalizar é tornar a criança sensível e receptiva aos sons, promovendo o contato com o mundo musical já existente dentro dela, e, melhor ainda, fazendo com que ocorra uma apreciação afetiva e criativa dos sons que estão à sua volta. A fase da musicalização é a pré-escola da música.”. 


Na escola de música Sol Maior, as aulas exploram os elementos da música: melodia, ritmo, pulso musical, movimento sonoro, parâmetros do som, silêncio, caráter expressivo, forma, escala ascendente e descendente, instrumentos musicais e apreciação musical, sempre de uma maneira lúdica e criativa. 

Tudo isso desperta a criança de forma global, pois desenvolve a audição, a fala, o canto, a afinação, a atenção, a escrita, os reflexos, a coordenação motora, a memória, entre outros tantos benefícios que a ciência comprova. 

“Na Sol Maior seguimos a metodologia e as ideias dos grandes educadores musicais da atualidade, que acreditam que através de brincadeiras, jogos, parlendas e canções a consciência musical vai se formando”, destaca a diretora.

Como diz Aristóteles: “Nada está no intelecto que não tenha passado pelos sentidos”. Correr, pular, galopar e dançar faz parte da memória corporal e intelectual que se busca desenvolver nas aulas, tornando tudo uma deliciosa e preciosa brincadeira.

No caso de crianças a partir dos 06 anos, que já podem estar estudando algum tipo de instrumento, oferecemos o Curso de Musicalização Infantil, como uma disciplina complementar, com aulas semanais concomitantes às aulas do instrumento. 

Musicalização não é Recreação Musical

A diretora da Escola de Música Sol Maior, Sílvia Freire de Carvalho, ressalta ainda que é importante lembrar que, embora o elemento lúdico esteja presente nas aulas de Musicalização Kids e Infantil, não se trata de recreação musical.

“Na recreação musical, o objetivo é apenas entreter e divertir as crianças com a música. São atividades em que o profissional não possui um plano traçado para alcançar um alvo que seja, de fato, relacionado a competências musicais. Com certeza é um trabalho válido, mas a musicalização vai muito além, realizando diversas atividades cuja proposta é trabalhar os elementos da linguagem musical, com objetivos claros, e de acordo com um plano de aula”. 


Benefícios da Musicalização

Aqui estão 12 motivos para matricular seu filho em um curso de música:

  1. Crianças que têm contato com música aprendem a ler e a escrever com mais facilidade.
  2. As atividades que envolvem a música facilitam o aprendizado de matemática e desenvolvem o raciocínio lógico.
  3. Nas aulas de música para crianças em grupo, o aluno aprende a trabalhar em equipe, pois para que uma banda ou orquestra tenha sucesso, todos os elementos precisam estar em harmonia e com o mesmo objetivo.
  4. As aulas de música desenvolvem a concentração.
  5. As crianças são estimuladas a terem mais disciplina e a responsabilidade.
  6. As atividades melhoram e aumentam a capacidade de memorização.
  7. As crianças desenvolvem a coordenação motora quando tocam instrumentos.
  8. A música na infância aguça a sensibilidade e a afetividade.
  9. As aulas melhoram a comunicação das crianças que são tímidas.
  10. As atividades trabalham a autoestima e a confiança.
  11. A música na infância desperta a criatividade e trabalha a inteligência.
  12. As aulas de música para crianças promovem a autodisciplina e a paciência.

Acompanhe a Sol Maior nas redes sociais

Facebook 

Instagram

YouTube

Para mais informações, ligue: (69) 9.9218 2979.

Fonte:

Deixe seu comentário