Portal da Cidade Porto Velho

IMUNIZAÇÃO

Sarampo: vacinação de adultos de 20 a 49 anos é prorrogada até dia 31 de outubro

Desde o início da campanha, apenas 20% do público foi vacinado em Porto Velho

Publicado em 31/08/2020 às 02:52
Atualizado em

(Foto: MS - Divulgação)

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra o sarampo, da população de 20 a 49 anos, para até 31 de outubro, em todo o país. Dados preliminares das secretarias estaduais de saúde, registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, apontam que desde o início da ação, no mês de março, foram vacinadas 5,29 milhões de pessoas nessa faixa-etária, que é formada por mais de 90 milhões de pessoas.

Em Porto Velho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população com idade entre 20 aose 49 é de 260.384 pessoas, no entanto, de acordo com os dados Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), até 31 de agosto, somente 20% desse público foi vacinado contra o sarampo. 

A principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, disponível em todas as unidades de saúde da Capital, das 8h às 17h30. É importante ter em mãos a carteira de vacina e, principalmente, o cartão do SUS. 

Segundo a gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, o Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo, mesmo com a pandemia da Covid-19 em evidência no país. “O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa pode transmitir para até 18 outras pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar”. 

Fonte:

Deixe seu comentário