Portal da Cidade Porto Velho

IMUNIZAÇÃO

Vacinação contra polio, multivacinação e sarampo será nesta sexta-feira

Multivacinação é para crianças e adolescentes até os 14 anos e a campanha contra o sarampo é para adultos dos 20 aos 49 anos

Postado em 14/10/2020 às 09:55

(Foto: Fiocruz/Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realiza nesta sexta-feira (16), o dia “D” de mobilização para vacinação das campanhas contra a poliomielite, multivacinação e sarampo. O Dia Nacional da Vacinação acontece no Brasil em 17 de outubro e busca conscientizar a população sobre a importância dessa medida na prevenção de doenças.

A campanha contra a poliomielite (paralisia infantil) tem como público-alvo crianças de um a menores de cinco anos. No caso da multivacinação, o objetivo é estimular a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 14 anos. E a campanha contra o sarampo é direcionada aos adultos dos 20 aos 49 anos. 

Todas as unidades básicas de saúde de Porto Velho estão abastecidas e prontas para atender a população neste Dia D, das 7h30 às 17h30. As campanhas continuam vigentes até o dia 30 de outubro e a população pode procurar as unidades de segunda a sexta, neste mesmo horário. 

A Divisão de Imunização orienta aos pais e responsáveis que levem o cartão do SUS e carteira de vacinação ao procurar uma unidade de saúde. Também é necessário fazer uso de máscaras e obedecer ao distanciamento. 

Outra orientação importante é para que os pais e responsáveis tenham paciência, pois a atualização da carteira de vacina é um processo que pode ser demorado, pois além da aplicação das doses pendentes há a necessidade da inserção dos dados das crianças no sistema de informação do Ministério da Saúde. 

ORGULHO DO MADEIRA 

O Dia D de mobilização para vacinar crianças e adolescentes também será realizado no Residencial Orgulho do Madeira na sexta-feira, das 8h às 13h. A Divisão de Imunização, juntamente com os síndicos do condomínio, estão organizando a ação para que não haja aglomerações. 

A vacinação ocorrerá na Escola Municipal Maria Francisca Jesus Gonçalves. Neste dia, a Semusa também vai oferecer outros serviços de saúde para a comunidade, como consultas médicas e odontológicas, além de assistência para diabéticos e hipertensos.

Fonte:

Receba as notícias de Porto Velho no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Mais Lidas