Portal da Cidade Porto Velho

TURISMO

Projeto “Conheça Porto Velho” leva alunos ao resgate do pertencimento histórico

A visita, dos 104 alunos e dos 52 professores, aconteceu na quarta-feira (13) pela manhã, a primeira parada foi conhecer o Palácio Rio Madeira.

Publicado em 14/11/2019 às 07:50
Atualizado em

Projeto “Conheça Porto Velho” leva alunos ao resgate do pertencimento histórico. (Foto: Assessoria)

Uma das metas do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, é trazer o resgate e o sentimento de pertencimento a essa e as próximas gerações. Um sentimento de amor pela cultura, pelas pessoas e pelo estado de Rondônia. Após a criação do primeiro site de turismo de Rondônia (Rondônia Tem Tudo), a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) foi além, trouxe estudantes e professores de várias escolas do estado para conhecer de perto os pontos turísticos da Capital.

A visita, dos 104 alunos do último ano do ensino médio e dos 52 professores, aconteceu na quarta-feira (13) pela manhã. Os visitantes chegaram de ônibus e a primeira parada foi conhecer o Palácio Rio Madeira, as instalações, departamentos e secretarias. Um momento único para os estudantes, como o Matheus que pela primeira vez pôde conhecer Porto Velho. 

A iniciativa faz parte do projeto “Conheça Porto Velho” desenvolvido pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur) em parceria com o Exército Brasileiro. O projeto teve quatro etapas: a formação de professores sobre o turismo histórico e cultural de Rondônia. Após isso, a escolha das melhores redações sobre os pontos turísticos do Estado e premiação aos estudantes classificados.

 Na visita os estudantes e professores puderam conversar com secretários e servidores públicos 

Os que tiveram as primeiras colocações visitaram o Forte Príncipe da Beira e a capital Porto Velho. “O Forte Príncipe da Beira é um lugar que marca os turistas. Foi por lá que nossa história iniciou, e é a primeira vez que Rondônia realiza um projeto desse nível, capaz de envolver todos os municípios.”, explicou o professor de história, João Herbert. 

O coordenador do projeto, Willian Souza, acrescenta que a iniciativa é a longo prazo e contou com o apoio parlamentar do deputado estadual Alex Silva, que destinou verbas para o projeto. “Os visitantes vão fazer um verdadeiro city tour. Vão conhecer mais de 12 pontos turísticos da Capital. E graças às parcerias e investimentos, toda a hospedagem e alimentação é fornecida gratuitamente aos visitantes”, ressaltou. 

O secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, representando o governador Marcos Rocha, falou sobre o diferencial do governo em trazer esse projeto. “A visão do governador Marcos Rocha é resgatar em cada pessoa o sentimento de pertencimento, e é isso que a Setur está fazendo, levando os nossos jovens a conhecer e valorizar Rondônia”, explicou. 

Para o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, o objetivo é fazer com que os rondonienses conheçam nosso Estado, de forma que haja meios para isso. “A primeira etapa, em Costa Marques, com a visita ao Forte Príncipe da Beira, reuniu mais de 200 pessoas, foi um evento extraordinário. E é isso que buscamos, investir em nossos jovens, e em projetos para que Rondônia seja uma grande potência turística”.


Fonte:

Deixe seu comentário