Portal da Cidade Porto Velho

Higiene

Principais canais da capital recebem serviços de limpeza

Lixo doméstico é um dos principais motivos de entupimento e transbordamento em período chuvoso.

Publicado em 10/03/2023 às 13:14

(Foto: Divulgação/Leandro Morais/PMPV)

A Prefeitura de Porto Velho segue com as ações de limpeza dos principais canais da capital. De acordo com levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), durante os dois primeiros meses de 2023 foram retirados mais de 670 metros cúbicos de lixo doméstico de aproximadamente 1,5 quilômetro de canal.

A limpeza é feita de forma rotineira e tem como objetivo principal tirar lama, resto de galhos e obstáculos que impeçam o escoamento da água. Porém, tem sido comum a retirada de lixo comum, como garrafa pet, pneus e até móveis velhos.

"Vale lembrar que todo esse lixo jogado de forma indevida atrapalha o escoamento da água e no inverno amazônico causa o que vemos com certa frequência: o entupimento das manilhas e o transbordamento, o que traz o lixo para as margens e, consequentemente para as ruas", explica o secretário titular da pasta, Diego Lage.

Nos dois primeiros meses do ano foram limpos os principais canais nos bairros Lagoinha e Três Marias.

BALANÇO

Em 2022, foram limpos mais de 14 quilômetros de extensão de canais nos principais pontos de Porto Velho, como o do Skate Park (ou Parque Jardim das Mangueiras), que é classificado com área de preservação ambiental. A limpeza também ocorreu nos bairros Flodoaldo Pontes Pinto, Três Marias, Cai N’Água, Eletronorte, Porto Cristo, São Francisco, Monte Sinai, Castanheira, entre diversos outros. Os meses com maior atuação da Semob no serviço de limpeza de canais em 2022 foram janeiro, fevereiro e março.

Os moradores que forem flagrados jogando lixo nos canais podem ser denunciados ao Departamento de Postura do Município através da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), de forma anônima, através dos telefones 0800-647-1390 e (69) 3901-3134. Em tempo hábil será realizada a apuração da denúncia, se confirmada a irregularidade, será passível de multa e demais medidas administrativas.

Fonte:

Deixe seu comentário