Portal da Cidade Porto Velho

INTERVENÇÃO URBANA

Prefeitura arranca árvores e frustra moradores na região Norte da Capital

De acordo com a Prefeitura, o serviço também irá ocorrer em outras regiões da cidade

Publicado em 03/12/2020 às 07:01
Atualizado em

(Foto: PMPV - Divulgação)

O corte de várias árvores plantadas no canteiro central da avenida Tiradentes, região Norte de Porto Velho, causou revolta nos moradores do bairro Meu Pedacinho de Chão. As árvores tinham sido plantadas há anos e proporcionavam uma agradável sombra para população do entorno e para quem utilizava a via como acesso. A Prefeitura afirma que a intervenção é parte das ações de um grande projeto de melhoria urbanística e de infraestrutura da cidade.

Em nota, a administração municipal informou que o serviço tem por objetivo a desobstrução de galerias na região central, erradicando árvores que possuem raízes muito profundas e que destroem calçadas e entopem as tubulações. A ação acontece em conjunto com a subsecretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), e as subsecretarias municipais de Obras e Pavimentações (Suop) e Serviços Básicos (Semusb).

O documento cita que além das avenidas, a ação também irá ocorrer em outras regiões da capital onde existam árvores com raízes profundas e espécies frutíferas que estejam prejudicando a drenagem e causando "insegurança e prejuízos" ao atingirem pedestres e veículos, diz a nota.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Integração (Semi), Álvaro Mendonça, após a retirada das árvores e a limpeza das galerias, serão plantadas outras espécies, com boa sombra e ideal para área urbana. As calçadas e meios-fios também serão recuperados e feito paisagismo.

“As árvores são de extrema importância para qualquer cidade. Além do embelezamento, ajuda a combater a poluição do ar e sonora, ajuda no clima e traz muitos outros benefícios. Porém, algumas espécies existentes em Porto Velho não são ideais e trazem prejuízos. Queremos uma cidade mais verde, com um projeto que atenda tanto ao meio ambiente quanto à infraestrutura”, comentou.

Fonte:

Deixe seu comentário