Em seis meses, Porto Velho já registra 106 focos de queimadas. Isso é o que mostra os dados divulgados pela da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). O levantamento vai de janeiro a junho deste ano.
Os registros mostram ainda que maio é o mês com mais focos de queimadas, 37. Em junho foram registrados 27 em todo o município.
Para reforçar o combate às queimadas urbanas, a Prefeitura informou que está intensificando as ações de fiscalização e que além do trabalho de rotina, o município agora contará com plantões para atender casos de flagrante aos finais de semana.
A pessoa que realizar queimadas urbanas estará sujeita ao pagamento de multa, conforme estabelecido pela Lei Complementar Nº 667, de 10 de julho de 2017.
O valor da multa a ser aplicada aos infratores, dependendo do que for constatado, varia de 1 a 100.000 Unidades Padrão Fiscal do Município (UPF), sendo que cada unidade equivale a R$ 88,66.
De acordo com a Sema, grande parte dos incêndios em vegetação poderiam ter sido evitados se a ação humana não fosse a principal causa. Por conta disso, o apoio da sociedade é muito importante, inclusive para denunciar os infratores.
Com o tema “A queimada que você faz, apaga vidas”, a Prefeitura continua realizando ações educativas nas escolas, pit stop e entrega de materiais informativos, entre outras atividades que visam a conscientização da sociedade.
Veja a quantidade de focos de queimadas por mês em Porto Velho:
- Janeiro - 15
- Fevereiro- 03
- Março - 12
- Abril - 12
- Maio - 37
- Junho - 27