Portal da Cidade Porto Velho

ECONOMIA

Porto Velho não atende critérios e segue na 1ª fase do distanciamento controlado

Na segunda fase está prevista a reabertura do shopping e o retorno das atividades religiosas

Publicado em 28/05/2020 às 05:54
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A mudança de Porto Velho para a segunda fase do sistema de distanciamento controlado instituído pelo Governo de Rondônia a partir da publicação do Decreto nº 25.049, de 14 de maio de 2020, que deveria ocorrer nesta quinta-feira (28), será adiada. A informação foi repassada pelo secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, durante entrevista coletiva com a imprensa. Até o momento a Prefeitura, não se manifestou sobre o assunto.

O avanço para a segunda fase do plano de ação "Todos por Rondônia", dividido em quatro etapas, representaria o retorno de atividades consideradas não essenciais, entre elas, shopping center, salões de beleza, lojas de confecções e as atividades religiosas.

As mudanças de fase ocorrem com base em avaliação técnica realizada pelo Comitê Interinstitucional de Prevenção, Verificação e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, a cada 14 dias. São avaliados critérios como as taxas de ocupação de leitos e os dados de evolução do coronavírus. O enquadramento de cada município é feito de forma individualizada.

O boletim mais recente divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mostra que a capital rondoniense concentra quase 75% dos casos confirmados da covid-19 em Rondônia. Do total de 3.862 contaminados pelo vírus, 2.841 estão em Porto Velho. Em relação às 137 ocorridas até o momento em decorrência da doença no Estado, 91 vítimas são da Capital.

"O número de casos confirmados da doença, infelizmente, vem aumentando muito rápido e a taxa de internação em UTI também é muito alta, por tanto, ainda não há possibilidade de mudar de fase”, afirmou Fernando Máximo, acrescentando que a criação de novos leitos nos próximos dias e havendo uma redução na taxa de ocupação de UTI, a Capital pode mudar de fase.

Fases do Plano Todos por Rondônia:

Fase 1 – Distanciamento Social Ampliado (DSA); 

Fase 2 – Distanciamento Social Seletivo (DSS);

Fase 3 – Abertura Comercial Seletiva (ACS);

Fase 4 – Abertura Comercial Ampliada e prevenção continuada.

Entenda agora cada fase prevista no plano: 











Fonte:

Deixe seu comentário