Portal da Cidade Porto Velho

GREVE

Porto Velho amanhece sem ônibus; Semtran diz que a greve é irregular

Motoristas e cobradores afirmam que estão há cerca de três meses sem receber os salários

Publicado em 29/06/2020 às 05:06
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

O portovelhense amanheceu sem transporte público nesta segunda-feira (29). O motivo: a deflagração de uma greve por tempo indeterminado de motoristas e cobradores de ônibus que estão há cerca de três meses sem receber os salários.

Segundo o Sindicato da categoria (Sitetuperon), os trabalhadores resolveram cruzar os braços até que a empresa responsável pelo transporte público de Porto Velho, o consórcio Sim, sane a dívida acumulada com a categoria.

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) confirmou a paralisação do serviço de transporte público e informou que a greve deixou 100% da frota paralisada.

De acordo com o secretário da Semtran, Nilton Kisner, a Prefeitura já está tomando todas as providências para que o serviço volte a funcionar. "Não recebemos nenhum comunicado, não tivemos um aviso prévio de 72 horas e estamos intermediando a situação junto a empresa", disse o secretário.

CONFIRA A NOTA DA SECRETÁRIA:

A Prefeitura de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte – SEMTRAN vem esclarecer que na manhã desta segunda-feira, dua 29 de junho, estiveram na garagem do Consórcio SIM, os Fiscais de Transportes da SEMTRAN para averiguação quanto a paralisação irregular do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Porto Velho sem o aviso prévio de 72 horas.

Foi informado que a paralisação irregular está sendo realizada pelos trabalhadores do sistema de transporte coletivo devido ao não pagamento de salário dos meses de abril e maio do ano corrente.  

Cabe salientar que a Prefeitura Municipal de Porto Velho, através da Ata de Conciliação do Processo n° 7022877-90.2018.8.22.0001, aceitou recurso, quitando parte do pagamento dos funcionários, sendo estes dos meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020, e ainda a 2a parcela do 13° salário de 2019.  

Contudo a Prefeitura realizou ainda o repasse para pagamento dos meses de fevereiro e março de 2020, com o objetivo de arrimar a transição do sistema de transporte coletivo do Consórcio SIM para a nova concessionária JTP Transportes, que deverá assumir o sistema até o dia 16 de setembro de 2020, conforme prazo contratual.  

Esclarecemos ainda que a Procuradoria Geral do Município – PGM já foi acionada para fins de interposição judicial junto ao Tribunal Regional do Trabalho.

Fonte:

Deixe seu comentário