Portal da Cidade Porto Velho

VAZANTE

Nível do Rio Madeira deixa navegação em estado de alerta

Nesta segunda-feira (03), o rio está na cota de 4,60 metros

Publicado em 03/08/2020 às 01:35
Atualizado em

(Foto: Leandro Morais / Secom-RO)

O baixo nível das águas do Rio Madeira ascende um alerta para navegação. Como resultado da vazante, o rio se aproxima da cota de 4,0 metros quando medidas de restrição à navegação são implantadas pela Delegacia Fluvial de Porto Velho. Nesta segunda-feira (03), o rio está na cota de 4,60 m. 

De acordo com a Delegacia Fluvial, quando esse nível do rio chegar a menos de 4 metros, será publicada uma portaria proibindo a navegação noturna para comboios e para embarcações com caiado superior a 2,3 metros. O caiado é a distância entre o fundo da embarcação e a linha d'água.

Neste ano, segundo projeções do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o Rio Madeira iniciou o período de vazante com níveis abaixo do normal. De acordo com a série histórica, em 90% dos anos, o nível das águas neste período foram maiores que os observados atualmente.

A condição, somada à análise dos modelos hidrológicos da região, permite projetar o período de pico da vazante em Porto Velho entre 24 de agosto e 26 de outubro, centrado no dia 25 de setembro. Além disso, o prognóstico indica que o Rio Madeira vai chegar ao final da vazante com cotas a serem registradas numa faixa de níveis bastante baixos.

Fonte:

Deixe seu comentário