Portal da Cidade Porto Velho

CHEIA

Nível do rio Madeira continua subindo e Prefeitura decreta Estado de Alerta

Uma sala de situação multisetorial monitora as águas e as famílias que podem ser atingidas

Publicado em 23/02/2021 às 22:42
Atualizado em

(Foto: Leandro Morais / Prefeitura de PVH - Divulgação)

O nível do Rio Madeira entrou em cota de alerta quando atingiu 15 metros nos últimos dias em Porto Velho. Em virtude da elevação, a Prefeitura decretou Estado de Alerta no município. Nesta quarta-feira (23), a régua de mediação do rio aponta 15,62 metros.

Embora a possibilidade de uma enchente de grandes proporções neste ano seja remota, uma sala de situação multisetorial, com equipe composta por representantes de várias secretarias foi instalada para monitorar as alterações no nível do rio e fazer o acompanhamento das famílias que podem ser atingidas pela enchente.

Segundo o prefeito Hildon Chaves, a decisão de criar a sala de situação visa o acompanhamento mais de perto as famílias que moram em áreas de risco de forma que elas possam ser atendidas com rapidez caso necessitem de apoio por parte da administração municipal.

“São medidas de precaução. O trabalho preventivo ajuda a dar uma resposta mais rápida às situações que podem acontecer. Não trabalhamos com uma situação de enchente, porque os dados não dão esse indicativo, mas estamos preparados caso a situação mude”, afirmou.

De acordo com dados do CPRM, Serviço Geológico do Brasil, a previsão para os próximos dias é de que o nível do rio Madeira oscile entre as cotas de 15,40 e 15,90 metros em Porto Velho. A média das projeções para o rio neste período é de 14,32 metros.

Para as próximas duas semanas o modelo meteorológico aponta a ocorrência de chuvas abaixo da climatologia na primeira semana e dentro da climatologia na semana posterior, ao longo da bacia do rio.

Para evitar um possível desabastecimento de água, a Prefeitura já trabalha para adquirir água mineral para distribuir às famílias ribeirinhas da região na outra margem do rio.

O número da Defesa Civil para casos de emergência é o 199.

Fonte:

Deixe seu comentário