Portal da Cidade Porto Velho

PANDEMIA

Governo evita expressão "lockdown" para as novas regras de isolamento

Governo tenta desfazer o "mal entendido" e afirma que vai adotar o “isolamento restritivo”

Publicado em 05/06/2020 às 03:09
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Após publicação de nota anunciando regras mais radicais de enfrentamento ao coronavírus em Porto Velho, a Secretaria de Comunicação do Estado voltou atrás e, inclusive, retirou a conteúdo do site institucional. Apesar de anunciar práticas que sugeriam a adoção do lockdown, como fechamento do comércio e a restrição da circulação de pessoas, o Governo tenta desfazer o "mal entendido" e afirma que vai adotar o “isolamento restritivo”.

Diferença entre lockdown e isolamento restritivo:

Lockdown, ou fechamento total, impõe duras medidas de circulação nas ruas, tal qual ocorreu na Itália. A população fica limitada a sair de casa apenas para emergências, e os comércios autorizados operam com o mínimo de funcionários.

O isolamento restritivo proposto pelo governo diz respeito apenas ao funcionamento de atividades que estavam liberadas, e não proíbe a circulação de pessoas nas ruas.

Fontes ligadas ao Governo revelaram ao Portal da Cidade que o decreto já está pronto e, inclusive, assinado pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha. A publicação deve ocorrer ainda hoje (5), bem como a realização de uma coletiva com a imprensa para trazer mais detalhes sobre o assunto ainda nesta tarde. 

Confira a nota publicada no site do Governo!

Veja na imagem abaixo que o termo "lockdown" é utilizado no título da matéria.




Leia o conteúdo na íntegra:

Governo de Rondônia decreta isolamento restritivo a partir de sábado, 6

Inicia neste sábado (6), o período de isolamento restritivo que segue até o dia 14 deste mês. As medidas foram discutidas por meio de videoconferência realizada pelo Governo do Estado na manhã de sexta-feira (5), com representantes do município e empresários.

Somente os supermercados, farmácias, postos de combustíveis e serviços de delivery alimentício terão autorização para funcionar, podendo ser estendido também para as empresas que fornecem insumos e obras emergenciais voltadas para à saúde.

As sugestões da classe empresarial serão apresentadas ao Comitê Interinstitucional de Prevenção, Verificação e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, que deve se reunir nas próximas horas para deliberar as ações que nortearão o novo decreto.

Técnicos do Governo do Estado elaboraram uma minuta contendo a listagem de empresas que fornecem serviços essenciais, evitando assim, um eventual desabastecimento de gás e água.

O plano de reabertura do comércio será definido junto aos empresários durante este período. Estado e Município atuarão juntos para cumprir os protocolos necessários ao retorno, agilizando e providenciando a entrega de leitos e medicamentos para o tratamento da doença, em Porto Velho.


Fonte:

Deixe seu comentário