Portal da Cidade Porto Velho

OPERAÇÃO CONSCIÊNCIA

Força-tarefa flagra aglomerações no Skate Park e Espaço Alternativo na capital

Estabelecimentos comerciais chegaram a ser interditados por descumprimento ao decreto

Publicado em 14/02/2021 às 22:28
Atualizado em

(Foto: Secom-RO / Divulgação)

(Foto: Secom-RO / Divulgação)

Na quinta e última edição da Operação Consciência, que tem o objetivo de combater aglomerações em Porto Velho, em razão da pandemia de covid-19, 53 estabelecimentos foram visitados, sendo que 36 já estavam sem funcionamento, sete receberam Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), quatro foram notificados, dois estabelecimentos autuados, um desativado, dois interditados, entre outras intervenções. A fiscalização foi feita nas principais zonas da Capital, na noite deste sábado (13).

Na pista de caminhada, conhecida por Skate Park, na zona Leste da cidade, foi flagrado um grupo de jovens, que recebeu orientação para irem para casa. Outro flagra de aglomeração foi no Espaço Alternativo, onde vários grupos de pessoas estavam reunidos e consumindo bebida alcoólica. Os integrantes foram orientados a dispersar.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), a operação foi coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), que utilizou cerca de 63 efetivos, da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Sesdec, Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), sendo utilizadas mais de 20 viaturas para fiscalizar estabelecimentos comerciais e locais públicos que poderiam estar com aglomeração de pessoas.

Balanço das ações

Quatro operações com estratégias de enfrentamento à pandemia foram realizadas durante os últimos 60 dias em Rondônia. “Operação 3ª Fase”, “Operação 3ª onda”, “Operação Decreto” e “Operação Consciência”, cada uma delas seguindo rigorosamente os critérios adotados por meio dos decretos vigentes conforme as fases estabelecidas.


O comandante do CBM, coronel Gilvander Gregório de Lima, informou que mais de 1.400 intervenções foram realizadas neste período. “É um balanço muito positivo, com o envolvimento de oito órgãos públicos, aproximadamente 18 viaturas, cerca de 50 pessoas em média fiscalizando, toda a cidade de Porto Velho”, ressalta o comandante.

Segundo o secretário da Sesdec, coronel Hélio Cysneiros Pachá, a avaliação das ações da Operação Consciência é positiva, quanto ao desempenho dos agentes envolvidos na fiscalização, mas observa que muitos descumprem as medidas de restrições dos decretos.

“Nós mudamos um pouco o modo de atuação com o Comando do Corpo de Bombeiros a frente das operações, chegamos a ter oito órgãos envolvidos para impedir festas clandestinas, aglomerações, que estabelecimentos comerciais funcionem após o horário permitido pelo decreto. A maior dificuldade ainda, são as pessoas que não se conscientizaram da letalidade desse vírus e da velocidade de propagação, mas continuam descumprindo”, disse o secretário.

Fonte:

Deixe seu comentário