Portal da Cidade Porto Velho

MONITORAMENTO

Rio Madeira atinge 15,39 metros nesta sexta-feira; Defesa Civil segue em alerta

A população deve evitar contato com a água da enchente, que pode estar contaminada

Publicado em 19/02/2021 às 00:39
Atualizado em

(Foto: Governo de Rondônia - Divulgação)

O nível do rio Madeira alcançou a cota de 15,39 metros nesta sexta-feira (19), em Porto Velho. A elevação é comum neste período do ano, mas deixa a Defesa Civil do município em estado de alerta, devido aos riscos de alagações. Em 2020, nesta mesma data, o nível era de 15,29. A cota de transbordo do rio é 17 metros. 

De acordo com a Defesa Civil, as famílias que residem próximas ao rio devem ficar atentas com o nível das águas. Outra orientação, transmitida pela Defesa Civil, é que os moradores fiquem em alerta para evitar contato com animais peçonhentos.

O coordenador da Defesa Civil de Porto Velho, Edmilson Hobold, explica ser comum neste período o aparecimento de cobras, piolhos de cobra, lacraias, aranhas caranguejeira, entre outros animais.

Ele pede para que a população evite o contato com a água da enchente, que pode estar contaminada com urina e fezes de rato que causam doenças, como a leptospirose.

A Defesa Civil de Porto Velho atende através do telefone 199 que recebe ligações das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Em caso de urgência, a população pode ligar para o pelo telefone (69) 99264-1163 ou, ainda, 193 do Corpo de Bombeiros Militar.

Fonte:

Deixe seu comentário