Portal da Cidade Porto Velho

MONITORAMENTO

Com início da vazante, nível do Rio Madeira reduz e chega a 10,23m na Capital

No ano passado, o Rio Madeira teve a seca mais intensa do histórico de monitoramento, 1,58m

Publicado em 22/06/2021 às 03:06
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade Porto Velho)

O Rio Madeira em Porto Velho já está em processo de vazante. Nesta terça-feira (22), a cota está em 10,23 metros, segundo informações da Delegacia Fluvial. O nível é considerado normal para o período.

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no período da vazante, que compreende os meses de junho a outubro, as águas do Rio Madeira podem atingir níveis abaixo de 2 metros.

No ano passado, devido ao atraso no início do período de chuvas na bacia do Rio Madeira, o nível registrado em outubro superou a seca de 2015 e passou a ser a mais intensa do histórico de monitoramento da região, registrando 1,58 metros em Porto Velho. Até então, a menor cota havia sido de 1,63 metros.

A cota de referência, que é o patamar mínimo para navegação segura é de 4 metros. Quando está abaixo dessa mínima a Capitania dos Portos emite portaria proibindo a navegação noturna para os comboios e todas as embarcações que possuam calado máximo acima de 2,3 metros.

A atenção especial à navegação neste período é recomendada devido ao surgimento de pedras e bancos de areia. O trecho mais perigoso é de Porto Velho a Calama e na passagem do Pedral dos Marmelos.

Fonte:

Deixe seu comentário