Portal da Cidade Porto Velho

NOVO NORMAL

Clubes recreativos retomam as atividades em Porto Velho

Um rigoroso protocolo de segurança sanitária terá que ser seguido pelo público

Publicado em 09/10/2020 às 22:00
Atualizado em

(Foto: Arquivo / Tênis Clube)

O cotidiano do portovelhense tem aos poucos voltado a normalidade com as medidas de flexibilização às restrições impostas pelo distanciamento social implantadas pelo Governo do Estado para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Após a autorização de inúmeros setores comerciais a voltarem às atividades, em virtude do avanço na fase do isolamento, agora são os clubes recreativos que conseguiram a autorização para retomar o funcionamento. Entre eles está o Tênis Clube de Porto Velho que reabriu as portas. O estabelecimento foi um dos mais afetados durante seis meses de atividades suspensas, incluindo o cancelamento de vários eventos e campeonatos previstos no calendário 2020. 

Para esta retomada, o clube adotou um rigoroso protocolo de segurança sanitária para receber o público durante a pandemia do novo coronavírus.

Entre as medidas estão:

  • A obrigatoriedade do uso de máscaras e luvas pelos atendentes;
  • Há o controle na entrada dos sócios limitado à apenas um título;
  • O clube também disponibilizou álcool em gel 70% em diversos ambientes e intensificou a higienização dos equipamentos eletrônicos a cada atendimento;
  • Quem chega a agremiação, logo na entrada, se depara com o medidor de temperatura corporal que não pode exceder os 37,5ºC para ter acesso ao recinto.

“Nosso manual de recomendações segue as orientações gerais da OMS e recomendações sanitárias citadas nos decretos emitidos. Todas as áreas do clube possui higienização frequente e diária.

O acesso ao parque e as demais piscinas estão liberados, tendo em vista que todas as recomendações e triagens são realizadas logo na entrada do Clube”, explica a gerente do Tênis Clube, Renata Frelik.

O limite diário de pessoas autorizadas a entrar no clube, durante o período de pandemia, está sendo de até 200 pessoas, tendo em vista que a capacidade máxima suportada pela estrutura do clube é de até 600 pessoas. Na área da piscina foram disponibilizadas 200 fichas de controle de entrada e saída.

“Não chegamos a atingir o limite estipulado devido ao tempo de permanência do sócio no clube e giro de entradas, muitas famílias vêm pela manhã, outros já preferem o fim de tarde. O clube abre as sete horas da manhã para atendimento. Horário em que muitos associados da terceira idade preferem fazer sua caminhada ou até utilizar a área da piscina. O acesso de crianças ao clube está permitido tendo em vista que em muitos ambientes como o Porto Velho Shopping já está liberado as entradas de crianças”, observa Renata.

Protocolos para práticas esportivas

Durante as aulas de iniciação esportiva, o sócio/aluno tanto quanto o instrutor/professor deverão estar de máscara obrigatoriamente e devem manter a distância de dois metros entre as pessoas nas aulas ou no interior do clube. Aulas em turmas ficam condicionadas à manutenção de distanciamento mínimo de quatro metros quadrados entre as pessoas e com uso de máscara. Não é permitido o compartilhamento de luvas, munhequeiras, toalhas e afins. Ademais, o clube tem recomendado evitar com que o sócio leve familiares e acompanhantes que não participam das atividades esportivas. E ainda, os sócios/alunos deverão manter o distanciamento enquanto esperam por vaga nas quadras ou nos campos. Cada modalidade terá sua tabela de agendamento de horários.

“Os sócio/aluno caso se recusasse a seguir as recomendações seria proibido de entrar nas dependências do clube. Até o momento isso não ocorreu, pois nossos associados estão cientes de todas as exigências”, explica a gerente do clube.

Protocolos para uso de piscinas e churrasqueiras


O protocolo de segurança sanitária também se estende as reservas da área da piscina e cabanas com churrasqueiras. O clube disponibilizou 31 churrasqueiras para uma famílias com até quatro ou cinco pessoas. Nas áreas das piscinas há a disponibilidade de 160 lugares. Todos os ambientes seguem as normas de distanciamento, e terão dispenser com sabonete em espuma e pias para higienização das mãos por todo o clube.  

Os cuidados também são monitorados pela gerência aos sócios que possuem alguma deficiência física. “O Tênis Clube de Porto Velho já vem investindo em projetos de acessibilidade como, por exemplo: banheiros adaptados, construção de calçadas e rampas. A grande maioria dos associados com necessidades especiais sempre vem acompanhados de familiares ou cuidadores. Os sócios que se enquadram em grupos de riscos preferem frequentar o clube no meio da semana, por ter poucas pessoas, garantido assim seu laser com segurança” finaliza Renata.

Fonte:

Deixe seu comentário