Portal da Cidade Porto Velho

VERÃO AMAZÔNICO

Moradores de regiões distintas enfrentam dramas semelhantes: a falta d’água

De acordo com a Caerd os poços estão secos em virtude do verão amazônico

Publicado em 12/08/2020 às 01:04
Atualizado em

(Foto: ciclovivo)

Moradores do Cohab, em Porto Velho, reclamam de falta d'água há pelo menos um mês. Segundo a população, o fornecimento está ocorrendo, mas a pressão da água é insuficiente para encher as caixas d'água. A Caerd, empresa responsável pelo serviço, alega que o problema já foi resolvido e que estava relacionado a bomba de um poço que abastece essa região.  

A moradora Vanderleia Garcia relatou que mora há mais de 20 anos no bairro e diz que o problema é comum nesta época do ano. Ela conta que enche vários baldes e deixa na varanda para usar durante o dia. “Não dá para lavar roupas. Estou com peças sujas acumuladas. Água que chega só dá mesmo para tomar banho e atender as situações mais emergentes, como fazer comida e lavar a louça”, explicou a moradora.

Situação semelhante acontece na casa de Mirele Fernandes. Ela é uma das moradoras do residencial Morar Melhor, na zona Sul de Porto Velho. Lá, a água fornecida pela Caerd é racionada. “O fornecimento de água acontece das 6h30 até as 22h, após este horário eles interrompem o abastecimento e só voltamos a ter água nas torneiras no dia seguinte", explicou.

Segundo a moradora, o racionamento da água causa transtornos porque a maioria dos moradores trabalham e quando chegam em casa à noite já não encontram mais água nas torneiras e tomar banho no chuveiro torna-se um privilégio para poucos.

"A Caerd diz que os poços estão secos, o que não é verdade. O residencial tem ao todo 14 poços artesianos, mas apenas quatro estão em funcionamento. A empresa não explica o motivo. O fato é que antes da Caerd assumir o serviço, este problema não acontecia", afirmou Meirele.

O Portal da Cidade entrou em contato com a Caerd e de acordo com assessoria de comunicação da empresa, existe um problema de vasão. "Os poços estão sem capacidade suficiente para abastecer o residencial e por isso, se faz necessário o corte no fornecimento às 22h, para que os poços possam recuperar a vasão e voltar a ter água suficiente para abastecer o condomínio", disse.

A companhia disse ainda que aguarda um laudo da empresa Direcional, responsável pela construção  do condomínio e também pela perfuração dos poços para que possa solucionar o problema. "Já licitamos a construção de mais dois poços no residencial para tentar amenizar a situação", garantiu a assessoria da Caerd.

Fonte:

Deixe seu comentário