Portal da Cidade Porto Velho

VIGILÂNCIA

Produtores de Rondônia têm até 31 de maio para declarar rebanho

Estado mantém o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação

Publicado em 03/05/2022 às 07:44
Atualizado em

(Foto: Secom-RO / Divulgação)

A primeira etapa da campanha de declaração obrigatória de rebanhos já começou em Rondônia. Os produtores terão até o dia 31 de maio para fazer a declaração. O foco são as produções de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos, além de equídeos e aves.

O procedimento pode ser realizado pela internet, no site da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), clicando aqui, pelo e-mail ou whatsApp das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav’s). 

Segundo a Agência, a emissão da Guia de Trânsito Animal passa a estar vinculada à declaração de rebanhos. Ou seja, o produtor só poderá emitir GTA depois que regularizar o rebanho junto à Idaron.

A declaração é uma etapa importante para que Rondônia mantenha o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento da OIE (Organização Mundial da Saúde Animal). 

Declaração pela internet

O processo de declaração é simples, pela internet. A senha usada para a emissão de ‘e-GTA’ é a mesma para fazer a declaração dos rebanhos. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema da Idaron, basta entrar no site e cadastrar a senha.

Fonte:

Deixe seu comentário