Portal da Cidade Porto Velho

AGRICULTURA

Débitos de agricultores familiares terão desconto na liquidação

Em Rondônia, o agricultor tem assegurado, no mínimo, o custo de produção

Publicado em 13/04/2020 às 03:26

(Foto: Divulgação)

Agricultores do modelo agricultura familiar que tenham operações de crédito vincendas durante a pandemia de coronavírus terão desconto em abril, no momento da amortização ou liquidação do crédito, conforme determinou o Ministério da Agricultura, para itens que registram queda de preço de mercado.

O banco que operou o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) desconta o valor sobre o financiamento a ser pago pelo agricultor dos produtos que constam na lista. Com isso, o agricultor tem assegurado, no mínimo, o custo de produção.

Os produtos com bônus são: banana, castanha de caju, cebola, feijão caupi, manga, mel de abelha, maracujá e mandioca.

Para os agricultores que têm operações de investimento sem um produto principal, que é a fonte de renda para pagamento do financiamento, há o bônus da cesta de produtos. Nesses casos, os descontos são calculados por meio de uma composição dos bônus do feijão, leite, mandioca e milho.

Estados contemplados

Os Estados que integram a lista deste mês são: Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Pará, Paraíba, Minas Gerais, Sergipe, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Tocantins, Rondônia e Espírito Santo.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Porto Velho, Luiz Cláudio, disse que o bônus vai ajudar muitos produtores rondonienses que buscaram custeio para plantar. “Com essa providência eles tem a garantia de cobertura do custo da produção e não terão prejuízos. No caso específico de Porto Velho, são pequenos produtores, na grande maioria sem capital de giro para suportar perdas financeiras”, disse Luiz Cláudio da Agricultura.

Os descontos são calculados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para mais informações, basta entrar em contato por e-mail pgpaf.spa@agricultura.gov.br ou pronaf.spa@agricultura.gov.br ou ainda pelo telefone (61) 3218 2603.

Fonte:

Deixe seu comentário