Portal da Cidade Porto Velho

PROTESTO

Revoltados com o preço, produtores cortam entrega de leite em Rondônia

Estado é o maior produtor da Região Norte; 1,6 milhão de litros de leite por dia

Publicado em 06/04/2021 às 22:02
Atualizado em

(Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Revoltados com o baixo preço pago pelo leite, 40% do setor leiteiro de Rondônia que atualmente é formado por 28 mil pecuaristas paralisaram o fornecimento do produto para os laticínios. O setor produtivo cobra um reajuste no valor do litro do leite. Em Rondônia os valores variam de acordo com cada laticínio, mas em média o preço do litro é R$ 1,20.

Nesta terça-feira (6) um caminhão que transporta leite de propriedades rurais até laticínios foi parado por manifestantes em União Bandeirantes (RO), distrito de Porto Velho. Como forma de protesto cerca de 10 mil litros de leite foram descartados.

Rondônia é o maior produtor de leite da Região Norte, com uma produção estimada em mais de 1,6 milhão de litros de leite por dia.

O problema enfrentado pelos produtores de leite é recorrente e tem recebido o apoio de parlamentares do Estado. Nesta terça-feira (6), o deputado estadual Laerte Gomes (PSDB) voltou a criticar o cartel dos laticínios em Rondônia e declarar apoio aos produtores do estado que, segundo o próprio parlamentar, “estão sendo assaltados pelos laticínios que mudam o preço do leite de um mês para o outro, diminuindo 40%” sem avisar os produtores”, ressaltou o deputado.

Laerte Gomes afirmou ainda que “o cartel de laticínios em Rondônia existe e é liderado pela Italac que, infelizmente, monopoliza o preço do leite no estado e prejudica os produtores. E são empresas que têm mais de 90% de isenção de impostos, enquanto o pequeno produtor não tem nada”, destacou o parlamentar.

Para o deputado, o poder público precisa, com urgência, intervir e inverter a situação e criar mecanismos de fiscalização, acabar com as isenções fiscais dos laticínios e passar para os produtores.

Fonte:

Deixe seu comentário