Portal da Cidade Porto Velho

SAÚDE

Testes rápidos e gratuitos para HIV, sífilis e hepatites estão disponíveis em RO

Além dos testes, o Governo oferece o tratamento e faz o acompanhamento do paciente

Publicado em 06/07/2020 às 21:08
Atualizado em

(Foto: Agevisa-RO / Divulgação)

Os testes para detectar o HIV, a sífilis e as hepatites (B e C) estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde (UBSs) de todos os municípios de Rondônia. O processo é rápido e simples e os resultados dos testes são revelados em menos de 30 minutos.

Tanto os exames de HIV, sífilis e hepatites B e C devem ser feitos quando a pessoa se expõe à situações de risco, como praticar sexo sem camisinha, ou ainda compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o governo não só disponibiliza o teste rápido para a detecção destas doenças, como oferece o tratamento e todo o acompanhamento do paciente, através da parceria com o governo federal e municípios.

Com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, a procura pelos testes tem diminuído em Rondônia, mas a importância de procurar por este serviço é constante e não pode ser deixada de lado.

Muito mais do que a preocupação com a saúde, tomar os cuidados necessários para evitar o contágio ou a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e a busca por exames e tratamento o quanto antes possível é uma responsabilidade individual e necessária.  


Fonte:

Deixe seu comentário