Portal da Cidade Porto Velho

Prevenção

Profissionais de saúde recebem treinamento de segurança e bem-estar no trabalho

Ação é para conscientizar os trabalhadores e reduzir os riscos de acidentes

Publicado em 06/03/2024 às 10:27

O treinamento teve duração de dois dias (Foto: Divulgação - Prefeitura/Pvh)

Para identificar as principais causas de acidentes de trabalho e promover segurança e bem-estar dos profissionais de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realizou um treinamento para sensibilizar os trabalhadores sobre a importância do preenchimento correto da ficha de notificação em acidentes no local de trabalho.

“Entender e saber identificar o que é um acidente de trabalho é o primeiro passo para diminuir as nossas subnotificações e intensificar as ações de prevenção e promoção à saúde de maneira assertiva”, explica o coordenador do Cerest, Valdir Alves.

O evento teve duração de dois dias com atividades teóricas e práticas. Durante o treinamento, foram abordados temas como: a importância do preenchimento correto das notificações de acidentes de trabalho; saúde ocupacional; legislação aplicada no meio trabalhista; doenças e agravos de notificações dos acidentes de trabalho e atribuições do Cerest no acolhimento dos trabalhadores.

A iniciativa foi destinada para médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde. Ao todo, aproximadamente 100 pessoas participaram da atividade. André Luiz Mendonça de Lima, que atua na Divisão de Acompanhamento de Condições de Trabalho em Unidades de Saúde (DACTUS) da Semusa, foi um dos participantes do aperfeiçoamento. Para ele, o treinamento é a oportunidade de integrar novas informações para a implantação de práticas de melhoria para a saúde do trabalhador.

“A população trabalhista está cada vez mais adoecendo em seu ambiente de trabalho, seja de forma física ou mental. São questões que, querendo ou não, influenciam na produção e bem-estar do servidor. Adotar medidas preventivas com foco em reduzir situações de risco no ambiente de trabalho, faz com que nós trabalhadores possamos nos sentir mais seguros e saudáveis”, relatou André.

A equipe do Cerest é composta por profissionais multidisciplinares, entre médicos do trabalho, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, engenheiros de segurança do trabalho e técnicos de saúde do trabalho. A unidade atua com o desenvolvimento de ações de promoção, controle e prevenção da saúde dos profissionais.

“O principal papel do Cerest é promover a saúde e segurança dos trabalhadores. O aperfeiçoamento é essencial para que eles saibam identificar os riscos e possam ajudar no desenvolvimento de atividades de promoção, prevenção e educação em saúde”, finalizou o coordenador Cerest.

Fonte:

Deixe seu comentário