Portal da Cidade Porto Velho

Saúde

Porto Velho registra mais de 200 casos da Febre Oropouche no mês de janeiro

Doença atinge, principalmente, moradores da região amazônica

Publicado em 11/03/2024 às 10:21
Atualizado em

Sintomas a doença podem durar de dois a sete dias e são semelhantes aos de dengue (Foto: Divulgação/SMC)

Mais de 200 casos da Febre Oropouche foram registrados em Porto Velho, no mês de janeiro de 2024. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A doença é transmitida pelo Culicoides paraenses, mais conhecido por maruim ou miruim e atinge, principalmente, moradores da região amazônica.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), os sintomas a doença podem durar de dois a sete dias e são semelhantes aos de dengue. O paciente pode apresentar febre, dor de cabeça, dor muscular e dores nas articulações. Além disso, tontura, dor retro-ocular, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos também são relatados. Em alguns casos, é possível observar o acometimento do sistema nervoso central e manifestações hemorrágicas.

A Semusa recomenda que sejam usados pela população, métodos de prevenção, uma vez que não existe tratamento para a doença. Nesse caso, o uso de repelente, mosquiteiros, roupas compridas, sapatos fechados, devem ser adotados nas regiões mais propícias ao contágio.

O MS explica que o diagnóstico da Febre Oropouche é realizado por meio de exames laboratoriais e clínicos, após ser descartado a hipótese do paciente estar com dengue ou outras arboviroses.


Fonte:

Deixe seu comentário