Portal da Cidade Porto Velho

segurança viária

Crea se posiciona sobre problema estrutural na ponte sobre o rio Jamari (RO-459)

Ponte construída há cerca de dois meses apresentou rachaduras no asfalto e na cabeceira

Publicado em 03/04/2024 às 14:03

(Foto: Reprodução)

O Conselho de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) emitiu uma nota pública para esclarecer o problema estrutural da ponte sobre o rio Jamari, na RO-459, em Alto Paraíso (RO). A ponte foi construída há cerca de dois meses e no fim de semana, após fortes chuvas, apresentou rachaduras no asfalto e na cabeceira, gerando apreensão entre os motoristas.

O assunto ganhou repercussão através de vídeos publicados em redes sociais. Veja abaixo:


Por conta da situação, na segunda-feira (1º), o diretor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia (DER-RO) e sua equipe técnica estiveram no local para avaliar a situação. Após inspeção, foi informado que o aterro não havia cedido significativamente e que não havia riscos iminentes para a população.

Em nota, o Crea detalhou as medidas tomadas em relação à segurança viária e estrutural. A entidade informou que dois profissionais responsáveis pela execução da obra emitiram Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), e uma análise técnica liderada por especialistas será realizada nos próximos dias para garantir a segurança dos usuários da ponte.

Além disso, o Crea também abordou na nota, o incidente ocorrido na Praça Jamari, na zona leste de Porto Velho, em que uma criança ficou ferida por um pedaço de madeira do escorregador. A equipe de fiscalização do Crea-RO emitiu um relatório solicitando à prefeitura as ARTs de Inspeção periódica dos brinquedos instalados no parque, visando assegurar a integridade física e a vida das crianças que frequentam esses espaços públicos. A falta dessa documentação sujeitará a Prefeitura a penalidades.

Ao final, o Crea reforçou seu compromisso com a segurança e qualidade das estruturas públicas em Rondônia, destacando que seus fiscais não realizam inspeções de engenharia, mas exigem que profissionais competentes sejam responsáveis pelas obras e serviços relacionados à engenharia, garantindo a segurança da população.


Fonte:

Deixe seu comentário