Portal da Cidade Porto Velho

Educação

Campeonato de xadrez estimula desenvolvimento intelectual de socioeducandos

Jogo é utilizado como ferramenta poderosa para o desenvolvimento intelectual, emocional e social

Publicado em 09/04/2024 às 10:22
Atualizado em

O xadrez é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento intelectual, emocional e social (Foto: Divulgação/Secom)

Com o objetivo de testar habilidades de raciocínio, capacidade de memorização e tomada de decisões corretas para se alcançar os objetivos do jogo, o Governo de Rondônia promove nesta terça-feira (9), o 3º torneio de xadrez, voltado para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em Ariquemes.

De iniciativa da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), através da Unidade de Internação Socioeducativa do município, a competição integra as ações do projeto “Xadrez: A Arte Intelectual”, idealizado pelo pedagogo e agente de segurança socioeducativo, William Neto da Silva, e encerra o ciclo de capacitação voltado para aprendizagem das técnicas do jogo. Os três primeiros colocados na competição foram premiados com medalhas, troféus e caixa de bombons.

A diretora da unidade, Gilcilene da Silva Nascimento destacou o sucesso da iniciativa, muito bem recebida pelos socioeducandos. “O projeto é muito mais que uma atividade extracurricular, é uma oportunidade de empoderamento e transformação para os jovens que participam dele. Ao adquirir habilidades valiosas no tabuleiro, os adolescentes estão se preparando para enfrentar os desafios da vida com confiança e determinação”, afirmou.

CAMPEONATO

Ao todo, 11 competidores participaram do torneio, divididos em duplas que competiram entre si. Cada movimento foi acompanhado pelos árbitros convidados (professores da rede de ensino estadual), que foram os responsáveis por registrar os pontos e esclarecer quaisquer dúvidas a respeito das regras do jogo.

O idealizador do projeto e professor do curso, Willian Neto da Silva explica que, o xadrez tem o poder de inspirar confiança, incitar disciplina e cultivar um senso de responsabilidade entre os jovens. Ao enfrentar desafios no tabuleiro, eles aprendem a perseverar diante das dificuldades e valorizar cada conquista, por menor que seja. “O esporte promove a socialização e trabalho em equipe, criando um ambiente de apoio mútuo entre os participantes. Através do jogo, os adolescentes aprendem a respeitar seus oponentes, ouvir diferentes pontos de vista e valorizar a diversidade de pensamento”, ressaltou.

Um dos competidores contou que, a participação no curso e no campeonato lhe proporcionaram além do conhecimento e habilidades no jogo, um período de reflexão e crescimento pessoal. “As lições aprendidas no tabuleiro vão muito além de simples estratégias de jogo, elas são lições sobre paciência, concentração e resolução de problemas, habilidades encorajadoras que nos incentivam a superar desafios e esforços para alcançar nosso melhor”, disse.

A prática do xadrez tem por finalidade fazer com que o adolescente traga a sua história de vida para o tabuleiro, fazendo assim, uma análise do comportamento que o levou a dar passos errados e entrar em conflito com a lei. Mais do que um simples jogo, o xadrez é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento intelectual, emocional e social. Na lógica estabelecida pela Unidade, o jogo induz a uma reflexão sobre os novos passos que o adolescente deverá dar em relação às suas atitudes.

Fonte:

Deixe seu comentário