Portal da Cidade Porto Velho

Inovação

Alunos da UNIR vencem Maratona Empreendedora

O evento incentivou a criação de soluções para problemas presentes da cadeia produtiva de Rondônia

Publicado em 03/05/2024 às 11:10

Competição incentivou a criação de soluções inovadoras para problemas presentes nas cadeias produtivas do estado (Foto: Divulgação/UNIR)

Alunos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) venceram premiação no evento ‘Maratona Empreendedora’, através de duas equipes multidisciplinares compostas por acadêmicos de diferentes cursos. A Maratona Empreendedora foi realizada de 26 até 28 de abril, em Porto Velho, e promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Rondônia (SEDEC) por meio do Hub.Ro.

A competição incentivou a criação de soluções inovadoras para problemas presentes nas cadeias produtivas do estado, especificamente nas áreas de cacau, café, piscicultura e leite. Estiveram reunidas na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), local de realização do evento, equipes de diferentes instituições de ensino privado e público, onde duas equipes da UNIR destacaram-se vencendo em 1° e 2° lugar.

 A equipe que ficou em 1° lugar apresentou a solução ‘AquaNorte: do tanque ao mercado: futuro da piscicultura começa aqui’, sendo abordado o desafio da cadeia produtiva da piscicultura. O grupo lançou uma plataforma voltada para piscicultores, em que eles poderão pesquisar a respeito da regularização de suas produções. Mas também podem receber capacitação, contratar profissionais técnicos e terem acesso à mercados.

“Essa vitória é uma conquista significativa não apenas para nossa equipe, mas também para a universidade e para todos que nos apoiaram. O trabalho colaborativo e a orientação recebida foram cruciais para alcançarmos nossos objetivos", disse a estudante de Medicina Veterinária de Rolim de Moura, Larissa Vívian Nunes Rodrigues, integrante da equipe que ficou em 1° lugar.

foto da equipe do cacauJá a equipe que ficou em 2° lugar propôs a solução ‘Cacaugestor: Maximizando produção com tecnologia e conhecimento’, no qual foi abordado o desafio da cadeia produtiva do cacau. O grupo buscou aumentar a produtividade do cacau por meio da tecnologia.

 “Participar dessa maratona foi uma experiência incrível. Aprendemos muito ao longo da jornada e conseguimos transformar esse conhecimento em soluções práticas. O apoio da UNIR e o trabalho em equipe foram essenciais para o nosso sucesso”, expressou Brenda Custódio de Souza, acadêmica de Administração de Porto Velho e membro da equipe que ficou em 2° lugar.

A orientação das equipes foi proporcionada pela UNIR Socioempreendedora, uma iniciativa da universidade voltada para promover a capacitação e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras nos estudantes. A equipe vencedora recebeu um troféu e um vale compras de quinhentos reais, enquanto a equipe que ficou em 2° lugar foi premiada com um troféu e um vale compras de trezentos reais.


Fonte:

Deixe seu comentário