Portal da Cidade Porto Velho

PANDEMIA

Universitários de luto: professora da UNIR é vítima da covid-19 em Porto Velho

O reitor da instituição, Ari Miguel Teixeira Ott, decretou luto oficial de três dias

Publicado em 30/06/2020 às 21:06
Atualizado em

(Foto: reprodução redes sociais)

Morreu na tarde desta terça-feira (30), a professora doutora Ana Maria Lima de Souza. Ela estava internada na UTI há quatro dias, mas há 17 iniciou a batalha contra o novo coronavírus (covid-19), quando apresentou os primeiros sintomas virais. A morte da professora, que ocupava uma cadeira no Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), causou comoção na comunidade acadêmica. O reitor da instituição, Ari Miguel Teixeira Ott, decretou luto oficial de três dias. 

Ana Maria Lima de Souza era mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Possuía duas especializações: Cooperação Técnica Internacional pela Universidade de Brasília (UnB) e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Pará (UFPA) onde iniciou a trajetória na comunidade escolar e, concluiu a graduação em Pedagogia, entre os anos de 1976 e 1978.

Ao longo da trajetória acadêmica, a docente orientou 67 estudantes entre os cursos de graduação e pós-graduação e ainda participou de mais de 70 bancas avaliadoras. Como pesquisadora desenvolveu estudos voltados à psicologia aplicada na educação e no comportamento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Além de fazer parte do quadro da UNIR, a professora também atuou na Faculdade Interamericana de Porto Velho (Uniron) e na Faculdade de Porto Velho (atual Sapiens).

Além da rica trajetória acadêmica, Ana Maria Lima de Souza também era conselheira do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV). Era sócia fundadora e integrante da direção do Núcleo Mestre Gabriel, sede histórica da UDV, em Porto Velho, onde as suas palavras traziam clareza e orientação para todos.

O marido de Ana Maria também contraiu a covid-19 e está internado há três dias em um leito de enfermaria de um hospital particular da Capital, em observação médica. Ana Maria deixa o esposo, três filhos e três netos.

Até esta terça-feira, a Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia registrou 21.251 casos de coronavírus, apenas 9.255 pacientes foram recuperados, o Estado contabiliza 518 mortes em decorrência do vírus. A capital se tornou o epicentro da doença no Estado, pois até o momento foram confirmados 13.133 casos, com apenas 4.292 pacientes recuperados e 365 mortes.

Fonte:

Deixe seu comentário