Portal da Cidade Porto Velho

PANDEMIA

Com alta incidência de casos, Aponiã será monitorado por equipes da Saúde

O bairro está na região que concentra o maior número de infectados pelo vírus

Publicado em 05/07/2020 às 21:43
Atualizado em

(Foto: PMPV-Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) está promovendo uma ação de vigilância em saúde denominada Covid-Zero Aponiã. Trata-se do mapeamento e monitoramento presencial dos casos confirmados ou suspeitos no bairro Aponiã, na zona Norte de Porto Velho. A região é uma das que mais concentra pessoas infectadas pelo novo coronavírus na Capital.

Conforme a distribuição espacial dos casos confirmados elaborado pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), no dia 26 de junho, 46 ruas do bairro Aponiã concentravam juntas 215 casos de contaminação pelo vírus.

O monitoramento presencial vai abranger residências onde há pacientes com o vírus, os vizinhos e também onde ainda nos domicílios onde ainda não há registro da doença. O objetivo é reforçar as medidas de segurança para evitar contaminações, verificar a condição de saúde dos positivos e seus familiares e, se necessário, fazer o encaminhamento dos pacientes para atendimento médico na própria unidade de saúde do bairro.

A gerente da USF, Rafaela Castiel, explica que as visitas serão realizadas em todas as casas das 46 ruas em estado crítico. No entanto, ela reforça que a abordagem estará limitada nas áreas externas dos domicílios. 

As visitas peridomiciliares serão realizadas a partir desta segunda-feira (6) e se estenderão pelas próximas duas semanas, de segunda a sexta, das 8h às 10h e das 16h30 às 18h.

Ao todo, 40 profissionais estão envolvidos nesta ação de prevenção e controle do coronavírus executadas pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) em conjunto com o DVS.

Fonte:

Deixe seu comentário